Saúde, Qualidade de Vida e Envelhecimento no Brasil

Por: Lucas Heckenbick Figueiredo

Vivemos em um país onde saúde e qualidade de vida são palavras desconhecidas por muitos, seja por falta de acesso, informação ou por apenas falta de tempo. Seguimos modelos de conduta internacionais, provindos de países onde a ideologia é centralizada no capital, deixando de lado fatores essenciais para promoção de uma vida plena.
Estudos nos mostram que atualmente, por seguir modelos de conduta errôneos, a saúde do brasileiro está piorando ano após ano. Todos os dias presenciamos novos tipos de doenças no nosso cotidiano, além do grande aumento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) que até alguns anos atrás eram desconhecidas por muitos brasileiros e que hoje são responsáveis por mais de 70% das mortes no Brasil segundo o portal da saúde.

Além disso, o Brasil está se encaminhando para ser um país de idosos, fatores como o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de natalidade, contribuem para evolução desse processo, como mostra a imagem abaixo:

Com base na pesquisa do IBGE (imagem acima), até 2060 a maioria da população brasileira será formada por idosos, ou seja, as DCNT serão muito mais frequentes caso não haja uma mudança de estilo de vida da população. Doenças como o Alzheimer serão muito mais frequentes, a Alzheimer Disease International aponta um crescimento da dementia em mais de 200% na América até 2050, conforme a imagem abaixo:

E você deve estar se perguntando o que nós podemos fazer para diminuir o crescimento e a evolução das DCNT. Não é um processo simples, porém tenho certeza que podemos sim minimizar os impactos do envelhecimento em busca de uma longevidade mais saudável. Meu amigo, pesquisador e futuro psicólogo Leonardo Cunha fez um artigo muito interessante, onde da dicas de como prevenir a doença de Alzheimer, são detalhes básicos como a qualidade do sono por exemplo que irão determinar uma maior ou menor porcentagem de chance de desenvolver uma DCNT.

Como frisei anteriormente, o estilo de vida é um fator chave para o envelhecimento saudável, preocupar-se com a saúde, assim como nos preocupamos com os bens materiais que queremos conquistar é fundamental para quem busca a longevidade aliada a qualidade de vida.

Estilo de vida saudável é a encontrar o equilíbrio completo do corpo, deixando o físico, mental e espiritual em perfeita harmonia. Segue abaixo algumas dicas para manter um estilo de vida saudável:

  • Boa alimentação – A alimentação é a base para a sua saúde, procure um nutricionista atualizado e encontre o equilíbrio alimentar para manter seu corpo saudável.
  • Exercícios físicos – O corpo humano foi projetado para se manter em movimento, porém ressalto que não basta apenas praticar exercícios aeróbicos, como corridas e pedaladas. Precisamos construir músculos para prover suporte ao envelhecimento, ninguém precisa se tornar um bodybuilder, mas é necessário realizar exercícios com pesos para manter o corpo com uma boa estrutura física.
  • Saúde espiritual – Manter seu espírito em harmonia é de extrema importância para ter uma vida saudável, seja qual for a sua crença, o importante é estar com a parte espiritual sempre ativa. Eu particularmente sou praticante de meditação, consegui evoluir muito meu processo espiritual graças a essa prática frequente de libertação da mente e autoconhecimento.
  • Saúde mental – Manter a mente ativa é fator determinante para o sucesso na busca pelo estilo de vida saudável. Estude, o conhecimento é muito importante para manter a mente ativa. Controle o estresse, independente dos problema cotidianos, tente manter-se tranquilo perante eles, lembre-se que todos temos problemas e eles são passageiros. Seja feliz, você já tem tudo que precisa para ser feliz, então apenas seja, não procure a felicidade em outro lugar, pois ela está dentro de você!

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência”. Augusto Cury

Lucas Heckenbick Figueiredo é o idealizador do projeto Saúde4Life estudante de Graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), da cidade de São Leopoldo, RS

Posted in Qualidade de vida and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *